A Prefeitura Municipal de São Simão, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento de Saúde e Associação Educacional dos Jovens de São Simão, realizou na noite do dia 13 de novembro a palestra “Saúde do Homem”, com destaque para o câncer de próstata, com Dr. Hélcio Barizon. 

No encontro, que aconteceu no Centro Comunitário, um grupo de homens e seus familiares puderam saber mais sobre esta doença, seus sintomas, fatores de riscos, diagnóstico e tratamento, além de esclarecer dúvidas. O palestrante convidado, Dr. Hélcio, destacou a importância de se fazer os exames de toque retal e PSA (antígeno prostático específico) periodicamente para identificar a doença. 

Segundo a diretora de Saúde de São Simão, Sônia Antonio, esta campanha de conscientização foi dirigida a toda população, mas em especial aos homens. “Realizamos para orientar a respeito das doenças masculinas com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce no câncer de próstata, causado pela multiplicação de células defeituosas na glândula que produz o líquido seminal”, explica. 

“Sabemos da importância de ações preventivas na área da saúde e sempre que possível nos unimos a outros departamentos para promover conhecimento à população”, reforça Michelle Bonagamba, presidente do Fundo Social de Solidariedade. 

A diretora de saúde recomenda ainda que após os 50 anos todos os homens procurem anualmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação médica. No município de São Simão, o atendimento de urologia acontece todas às quartas-feiras, das 8h às 17h, na UBS Dr. José Pontes Alves, na Praça Santa Izabel, 1.008, no Jardim das Américas.  

O Novembro Azul serve justamente para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, pois o câncer de próstata é o mais comum entre eles. E durante todo o mês existe um esforço para informar e esclarecer sobre as principais doenças que acometem a população masculina, com destaque na forma de detecção precoce, e também tirar o estigma dos exames que ajudam no check-up médico.