O Prêmio Nacional do Turismo 2018 Iniciativas e Casos de Sucesso, realizado pelo o Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas inovadoras, inéditas ou que tenham contribuído significativamente para o turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País.

Ao todo foram inscritas 242 ações divididas em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo e Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo,  sendo 210 habilitadas em todo Brasil. No estado de São Paulo foram inscritos 35 projetos e São Simão foi selecionado e reconhecido na categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo  com o Programa Municipal “Turismo Nosso Negocio”, elaborado pelo turismólogo Edenir Luis Belluc, atual coordenador de turismo da cidade.

O Programa Municipal “Turismo Nosso Negócio” tem o objetivo de promover a articulação entre os aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados no mesmo território, mas que ainda não apresentam vínculos consistentes de articulação, interação, cooperação e aprendizagem.

Nessa articulação estão incluídas empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedores de insumos e equipamentos, prestadores de serviços, comerciantes, clientes e também outras instituições públicas e privadas, voltadas para a formação e treinamento de recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, além de promoção e financiamento. Está dividido em: Selo Municipal de Turismo; Bem Receber; Marketing; Informação Turística; Recuperação e Revitalização dos Atrativos Turísticos; Calendário de Eventos.

“Embora não tendo sido finalista dentro da categoria elencada, já é um grande passo para a cidade ter seu projeto de turismo reconhecido como uma ação moderna e transformadora e, ainda, considerada uma das iniciativas  inovadoras e inéditas que podem contribuir significativamente para o turismo, assim como ter profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País”, analisa Belluc.

Segundo o coordenador de turismo municipal, espera-se agora que os atores da cadeia produtiva do turismo local atendam o chamado. “E venham participar do programa, se qualificando e melhorando o atendimento aos turistas que optam por vir nos visitar”, conclui Belluc

Foto: Edenir Belluc, coordenador municipal de Turismo ao lado do Jarbas Favoretto, presidente da Amitur.