São Simão participa de encontro regional do Programa Município Verde Azul em Novo Horizonte.

Representantes de 102 municípios do Estado de São Paulo estiveram em Novo Horizonte nesta ultima quinta-feira (23/2) participando de um evento organizado pela Prefeitura Municipal local em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, como parte das ações do Programa Município Verde Azul. Todas as orientações sobre o programa ambiental paulista foram transmitidas ao público presente pelo Coordenador Estadual do Programa Município Verde Azul, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva.

Em busca da certificação ambiental São Simão mais uma vez esteve presente, sendo representada pelo coordenador de Meio Ambiente Marcos Gonçalves de Oliveira, pelo educador ambiental Adriano Antônio e pelo membro do CONDEMA Claudemir Victorio.

Foto: Prefeitura de Novo Horizonte.

Programa Município VerdeAzul – PMVA

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas pelo Programa Município Verde Azul, compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental paulista: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente acompanha e auxilia os municípios no cumprimento de sua agenda ambiental e faz uma avaliação do desempenho dos municípios atribuindo notas que variam de zero a cem, para cada uma das diretivas. Os municípios com nota superior a oitenta recebem o certificado de “Município Verde Azul”. Há também uma premiação para o melhor colocado em cada uma das 22 bacias hidrográficas do estado, que recebem o Prêmio Franco Montoro de Ecologia.