Programa de Certificação e Selo de Qualidade Turística do Município de São Simão

O Programa de Certificação e Selo de Qualidade Turística no Município de São Simão, que tem como principal finalidade certificar a qualidade dos serviços turísticos prestados no âmbito do município. O projeto foi aprovado  pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que é um orgão consultivo e deliberativo da Política Municipal de Turismo do município, juntamente com o Departamento de Turismo – DETUR, e aprovada pela Câmara Municipal através da Lei Municipal 2.524/2017, que Instituirá o Programa de Certificação e o Selo de Qualidade Turística no Município de São Simão.

O programa de iniciativa do DETUR contará com a parceria do SEBRAE/SP, SENAR/SP, SENAC/SP, AMITAM e CMM entre outras que são entidades promotoras que atuam no desenvolvimento socioeconômico e também estará a disposição das empresas, empresários e pessoas que atuam em toda a cadeia produtiva do turismo e tem a intenção de oferecer ao turista que chega a São Simão um elevado padrão de atendimento, imprimindo assim um cunho profissional ao setor turístico local. O Programa de Certificação da Qualidade Turística é uma ação do programa de certificação turística, prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de São Simão elaborado em 2015 com auxilio do trade turístico e sociedade civil.

O Coordenador de turismo da cidade Edenir Luis Belluc lembra que “O Programa de Certificação da Qualidade Turística do município de São Simão, é uma iniciativa pioneira na cidade e região e que visa aumentar a competitividade do setor através da gestão da qualidade. A aprovação deste Projeto representa um avanço, pois somente os empreendimentos que recebam o Certificado e o Selo de Qualidade Turística, estarão aptos a receber incentivos municipais e participar dos programas de divulgação institucional do turismo local.

O programa adota um processo de certificação próprio, baseado em critérios específicos regulamentados pelo COMTUR. Os próximos passos agora serão o levantamento e classificação dos equipamentos turísticos por segmentos; visitas e sensibilização para adesão ao programa; cadastramento dos interessados e entrega dos primeiros certificados (selo de qualidade turística do município). Tudo isso com finalidade de trabalhar de forma profissional o turismo de São Simão, transformando a cidade em um destino turístico verdadeiramente responsável e sustentável.

“O Certificado e o Selo de Qualidade Turística dão confiabilidade e estimulam o desenvolvimento da capacidade turística e receptiva da cidade de São Simão, além de consolidar ainda mais o município de São Simão como um dos principais destinos indutores da Região Turística Alta Mogiana.