Ata da Primeira Reunião da Câmara Municipal

A Câmara Municipal e sua primeira Ata da Reunião Popular deste Município realizada aos 16 de novembro de 1889 – 1ª da República Brasileira.

Reunidos os cidadãos abaixo-assinados, residentes neste município, na Sala da Câmara Municipal desta Vila de São Simão, aos 16 de novembro de 1889 e sendo aclamado e aceito presidente desta Assembleia o cidadão doutor José Júlio Viana Barboza, este em seguida tomou assento e depois de ter convidado para secretário o cidadão doutor Américo Freire, fez ver que o motivo desta reunião era para o fim de se constatar que este município aderi à Proclamação da Republica Brasileira feita ontem na cidade do Rio de Janeiro sendo de necessidade notória constituir-se já um governo local, propôs que se elegesse um Triunvirato (associação política formada por três homens em pé de igualdade) com poderes ditatoriais para reger o município até que o governo central nomeie as autoridades definitivas, autoridades policiais e judiciais exceção feita porém, dos empregados da Fazenda Nacional, os quais continuarão no exercício de suas funções até ordem superior; ficando outrossim o Governo Provisório, digo, o Triunvirato com poderes de marcar as autoridades que as circunstâncias exigirem.

Em consequência de que ficou exposto o Presidente, depois de haver oferecido a palavra aos cidadãos presentes que quiseram fazer quaisquer considerações a respeito e não sendo ela pedida por nenhum dos cidadãos presentes,

convido-nos a fazer-se a eleição do aludido Triunvirato. Sendo proposto pelo cidadão Pedro Rezende que ela se fizesse por aclamação, apresentou este cidadão em seguida esta proposta, que foi unanimemente aceita: Presidente Rodolpho Miranda e membros Manoel Dias do Prado e doutor Americano Freire.

Em seguida, porém, pediu a palavra o cidadão Rodolpho Miranda e ponderou que atenta a urgência que há e por não estar presente o cidadão Manoel Dias do Prado, entendia a conveniência ser este cidadão substituído por outro e propôs para preencher este lugar o cidadão José Carvalho Leme, o que foi aceito.

E por nada mais havendo a tratar o Presidente declarou encerrada esta sessão e lavrou-se a presente ata que vai assinada pelo presidente e eu secretário que a escrevi e bem assim os cidadãos presentes, depois de competentemente aprovada. Sala da Câmara Municipal desta Vila de São Simão, 16 de novembro de 1889 – 1ª· da República. Doutor José Gulio Vianna Barboza – Presidente Doutor Brasileiro Americano Freire – Secretário.

Observação: esta ata foi assinada por vários cidadãos entre eles Rodolpho Miranda, Martin Grasmmam e Diogo da Silva Rocha (Dioguinho).

Rua Rodolfo Miranda, 167, Centro

​São Simão - SP