• Prefeitura Municipal de São Simão

Trio Maria Fumaça - Priscila Ribeiro

Segue abaixo texto enviado pela participante Priscila Ribeiro em que conta sua historia, como começou na música. Priscila Ribeiro traz para o 27º FESICA a música Dalva!


Trio Maria Fumaça - Alice Oliveira, Priscila Ribeiro e Sarah Alencar

O Trio Maria Fumaça surgiu no início de 2014 formado por graduandas do curso de música da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. O objetivo principal do trio é apresentar um repertório que envolve a música caipira e seu universo histórico musical, como também composições próprias das integrantes. Dentro deste trabalho é desenvolvido grande pesquisa histórica e musical, que traz ao grupo uma rica fonte para sua criação artística. No ano de 2014 realizou através de edital apresentações musicais na Tenda Cultural Ortega Y Gasset, trazendo a música caipira como destaque. O Trio ja realizou trabalhos em teatros como no SESC Araraquara, SESC Goiás, SESI Goiás, SESC Catanduva, Casa das Rosas e Casa de Dona Yayá. O trio vem realizando nos últimos tempos diversos trabalhos que contemplam esse universo cancioneiro regional da chamada “Paulistânea”. Uma de suas facetas está na mescla instrumental desafiadora, onde as integrantes poli-instrumentistas se lançam. O trio busca através de seu instrumental tematizar o universo em que mergulharam as integrantes do grupo no processo de criação artística, musical e identitária. O Caminho dos Goyazes é o nome de um dos shows centrais do grupo. Esse nome é um dos nomes dados ao grande corredor das Bandeiras, a “Paulistânea”, que é a região onde se formou a cultura caipira e um dos mais representativos tipos de homem rural brasileiro, o caipira. Sob seus olhares femininos, o trio mescla diferentes composições, que contemplam diferentes épocas da história da música caipira, como também criações próprias, trazendo um despertar de saudade invólucro na metrópole, ilustrado pelo pulsante sangue caipira que corre em suas veias, afinal, fazer música também é comunicar coisas sobre si mesmo.

Currículo resumido das integrantes

Alice Oliveira


Nascida em Santos (SP), e criada na cidade de São Vicente (SP), Mestra em Música pela Universidade de São Paulo- USP, formou-se em Composição pelo Departamento de Música dessa mesma universidade. Atualmente é multi- instrumentista e cantora no Trio Maria Fumaça, sendo a harpa paraguaia seu principal instrumento no grupo. Formada no curso técnico em conservatório, tendo o piano como instrumento principal ao longo de seus estudos em composição, participa também como compositora e musicista de projetos independentes de teatro. Estudou harpa paraguaia tendo como professor o harpista internacional Dario Andino. Interessada na multiplicidade cultural e musical do mundo, a música folclórica está sempre em seu eixo de estudos acadêmicos e artísticos. Atua, ainda, como professora de teoria musical, preparatórias para vestibular, aulas particulares de harpa e piano, e também como musicista atuante em hospitais pelo Grupo Saracura.

Priscila Ribeiro


Nascida em Ribeirão Preto (SP) e criada na cidade de São Simão (SP), é descendente de mineiros e paulistas, criada ao meio de Folias de Reis e Ternos de Congo. Clarinetista e violeira, graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo e também Mestra e Doutora em Música pela USP. Realiza sua pesquisadora na área de Etnomusicologia com o tema “Folias de Reis”. Atuou na área de educação musical no Centro Juvenil “Criança Feliz” em Cotia, no qual em 2015 resultou em uma turnê internacional com um espetáculo de músicas tradicionais brasileiras passando por países como Itália, Suiça e Espanha. Atua como professora de música e integra como cantora, violeira, clarinetista e compositora no Trio Maria Fumaça.

Sarah Alencar

Nascida em Goiânia (GO), iniciou sua participação na música aos 13 anos como vocalista e flautista da banda de rock Technicolor. Tendo estudado flauta transversal em diversas escolas de música na cidade de Goiânia, Sarah ingressou no curso de Bacharelado em Composição na Universidade de São Paulo em 2009. A partir de então realizou duas iniciações científicas na área de cinema e música, participou como contralto, monitora, regente e arranjadora de diversos grupos corais, realizou o projeto “Música e Cria-Atividade” de ensino voluntário de música para as crianças residentes na Casa do Amparo (abrigo temporário para crianças sob Risco Social). Em 2011, Sarah participou do 1º curso profissionalizante para músicos atuantes em hospitais, e como monitora dos estágios do 2º curso. Participou como compositora nas trilhas de duas peças teatrais em Goiânia; no projeto “A ópera do desaparecimento”, contemplado pelo PROAC 2014 e também em mostras de composição na Universidade de São Paulo com trabalhos próprios. Mestra em Música pela USP, atua também como professora de flauta e canto, flautista e cantora do Grupo Saracura, atuante em hospitais, e como violonista, flautista e cantora do Trio Maria Fumaça.


Conforme texto enviado pelo Participante

 

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bilora