• Prefeitura Municipal São Simão

São Simão realiza a 1ª Queima Prescrita e Controlada na Estação Ecológica da Santa Maria

Nesta terça-feira, dia 26 de julho, a Fundação Florestal, Prefeitura Municipal de São

Simão, por meio da Defesa Civil, Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Policia Ambiental e Operação Corta Fogo realizaram a 1ª Queima Prescrita e Controlada à borda da Rodovia Capitão José L. O. Silva, onde está localizada a Estação Ecológica de Santa Maria e contou com a presença de, aproximadamente 50 pessoas e o apoio de 2 viaturas com motobomba dos brigadistas da Fundação Florestal, 1 caminhonete com motobomba da Unidade, 1 caminhão pipa da Fundação Florestal, 1 caminhão pipa da Unidade, 2 caminhões pipas da Prefeitura Municipal, 2 caminhonetes com motobomba da Defesa Civil, Saveiro e Carro da GCM para sinalização, 1 caminhonete com motobomba dos Bombeiros, 2 carros de apoio dos Bombeiros, 1 caminhão tanque dos Bombeiros e 1 viatura da Polícia Ambiental.

O principal objetivo da Queima Prescrita e Controlada é atuar na prevenção, ou seja,

diminuir biomassa presente nas vegetações rasteiras e exóticas, como é o caso das braquiárias e capim colonial que precisa dessa queima para diminuir os riscos de alastramento de incêndios, principalmente nesse período crítico do ano (Estiagem).

Na ocasião foram utilizados equipamentos com queimadores de gotejamento, onde se

utiliza combustível para iniciar o fogo. “Incêndio é o fogo descontrolado que é o que

queremos evitar. Hoje realizamos o fogo controlado, com diversos profissionais da área,

equipamentos e verificado constantemente as condições climáticas e até a reação do fogo. Essa ação reforça as ações preventivas para evitar incêndios de grandes proporções.” Salienta

Matéria 1 Queima Controlada e Prescrita
.doc
Download DOC • 1.50MB

o Capitão do Corpo de Bombeiros, Jean.

A ação foi coordenada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros, Jean e contou com a

presença do Prefeito, Marcos Bonagamba e do Vice-Prefeito, Claudemir Dolmen.