• Prefeitura Municipal de São Simão

Luiz Fontineli

Segue abaixo texto enviado pelo participante Luiz Fontineli em que conta sua historia. Ele traz para o 27º FESICA a música Fauna

Filipe Volpi

Luiz José Fontineli de Souza, cantor, compositor e produtor musical, conhecido como: Luiz Fontineli nasceu no dia 14 de janeiro na cidade de Porto da Folha/SE é um cidadão aracajuano. Traz em suas composições, influências de manifestações culturais de seu país e de inúmeros gêneros musicais, principalmente os ritmos nordestinos.

Com 32 anos de carreira, sete discos lançados e inúmeras participações em álbuns de outros artistas. Luiz Fontineli já teve suas canções gravadas por nomes como: Adelmário Coelho, Jorge Dorneles, Erivaldo de Carira, Léo Wander, Zé Américo, entre tantos outros. Além de músicas distribuídas em coletâneas de festivais de músicas por todo o país, no Femucic em Maringá/PR, Ronda de São Pedro em São Borja/RS, Viola de Todos os Cantos em Campinas/SP, Varginha/MG, São Carlos/SP, Festcol em Colatina/ES, tudo já somam mais de 100 festivais nacionais e dois internacionais em: Portugal e Argentina.

Histórico Filho de Manoel Burrego e Matildes, Luiz Fontineli demonstrou interesse pela música ainda criança. Começou a tocar violão aos 16 anos.

Luiz Fontineli é o cacula de doze irmãos, o mimado, o xodó da casa, foi vivendo a infância muito feliz numa família divertida e harmoniosa. Todos os finais de ano ia à Porto da Folha visitar os parentes, já que morava na fazenda “Serra dos Homens” a 12 km da cidade. De carro seria uma viagem repentina, mas não era assim, a viagem era muito longa, pois viajavam no lombo de jumentos. Só retornavam depois das festas de natal e réveillon. Nessa mesma época teve a oportunidade de assistir pela primeira vez ao show de Dominguinhos na cidade de Porto da Folha, então, ficou encantado com tanto talento e simplicidade ao mesmo tempo. Naquele momento Fontineli decidiu que queria ser cantor e compositor. Seu pai, carpinteiro e agricultor e sua mãe doméstica formada em paciência porque não era fácil cuidar de tanta criança, só pra quem tem dom mesmo.

Aos dezesseis anos, foi morar em Salvador, dividindo a casa com o seu irmão Pedro.

Conforme texto enviado pelo Participante

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022