• Prefeitura Municipal de São Simão

JOÃO BUTOH E O CINEMA

ALEPH é o primeiro filme originário de um projeto cinematográfico que será composto por 4 curtas metragens. O filme que foi criado e dirigido pelo artista simonense João Butoh, também tem o mesmo como protagonista.

O nome ALEPH foi batizado ao personagem do primeiro curta metragem, devido aos conceitos de espiritualidade e onirismo que permeiam o projeto que também tem a dança butoh como elemento de concepção.

ALEPH

ALEPH é a primeira letra de vários abjads semíticos. A primeira letra do alfabeto hebraico. O Aleph fenício deu origem ao Alpha grego. A origem do nome aleph é o desenho de um touro, ou aluf em hebraico antigo. Na literatura, o escritor argentino Jorge Luís Borges denomina de "Aleph" o ponto que contém todo o universo. Como em uma epifania, "Aleph" é uma compreensão universal através da observação de um ponto que reúne "tudo ao mesmo tempo, e agora".

Trivia sobre o Filme

1. A história do filme foi inspirada em poemas da obra literária do poeta grego GEORGIOS SEFERIADIS (1900-1971) que usava o pseudônimo de George Seferis. Ele foi o vencedor do Nobel de Literatura, no ano de 1963. Ele nos brinda com poemas que falam sobre o mistério da vida e da morte, da impossibilidade de resgatar o passado e sobre os absurdos cometidos nas guerras, através de mentiras ideológicas que só servem para alimentar seus algozes.

2. O filme é uma homenagem ao diretor de teatro Moisés Miastkwosky, que foi professor e diretor do artista simonense.

Moisés teve uma grande influência no desenvolvimento artístico de João Butoh. Durante o ano de 1987, Moisés foi o orientador de Projeto de Teatro pela Secretaria de Estado da Cultura, que ministrou oficina de "INTERPRETAÇÃO E DIREÇÃO" para a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente-SP.

Foi durante este período que Moisés dirigiu o primeiro espetáculo solo para João Butoh - "SONETO AO STATUS QUO", que teve a sua estreia no Teatro Municipal de Presidente Prudente - SP e apresentado em diversos festivais e eventos de artes cênicas no Brasil.

No mesmo ano João Butoh foi convidado a participar do espetáculo dirigido por Moisés - "O SANTO INQUÉRITO" de Dias Gomes, com o Grupo de Teatro Experimental "A Hebraica" de São Paulo para uma apresentação no encerramento da VII Mostra Estadual de Teatro do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" em Tatuí-SP.

Moisés Miastkwosky e João Butoh continuaram a trabalhar em projetos mantendo estreitos laços profissionais que perdurou até a morte de Moisés, em 2014. Na ocasião os dois realizavam o projeto para os 35 anos da Ogawa Butoh Center o qual seria dirigido por Moisés.

3. O filme ALEPH foi desenvolvido e produzido durante a pandemia. Ele foi finalizado na primeira quinzena de agosto de 2020 e a partir daí iniciou a sua trajetória pelos festivais internacionais de cinema.

O filme ALEPH já totalizou 29 premiações em 47 festivais internacionais de cinema no período de 4 meses. Atingindo a cifra de exibições em 11 países.

O filme participou até esses primeiros dias de janeiro em 17 festivais nos Estados Unidos, 02 no Canadá, 05 na Inglaterra, 11 na Índia, 02 na República Tcheca, 01 na Alemanha, 05 na Itália, 01 no Japão, 01 na Grécia, 01 na Turquia e 01 no Brasil.

Dentre os mais importantes prêmios recebidos pelo filme "ALEPH", 04 foram de "MELHOR CURTA METRAGEM ESTRANGEIRO", 05 de "PRÊMIO DE MÉRITO", 02 DE "MELHOR CURTA METRAGEM DE DANÇA", 01 por "MELHOR ATOR EM MONÓLOGO", 01 por "MELHOR ATOR PROTAGONISTA", 01 por "MELHOR FILME DE ARTE", 02 por "MELHOR CURTA METRAGEM", 01 por "MELHOR MONÓLOGO", 01 por "MELHOR DIRETOR MASCULINO", 01 de "MELHOR FIGURINO", 01 por "MELHOR DESENHO DE PRODUÇÃO", 01 por “MELHOR DIREÇÃO” e 01 de "MELHOR FOTOGRAFIA".

4. O filme ALEPH tem em sua programação até o momento, a participação em festivais internacionais de cinema durante todo o ano de 2021 até abril de 2022, festivais estes que já somam mais de 200 inscrições mundo afora. Até lá os outros filmes já deverão estar finalizados e seguirão pelo mesmo caminho.

Acompanhe as premiações no link: https://www.imdb.com/title/tt13116740/?ref_=hm_rvi_tt