• Prefeitura Municipal de São Simão

Ismael Lopes

Segue abaixo texto enviado pelo participante Ismael Lopes em que conta sua historia. Ele traze para o 27º FESICA a música Samba da Paz

Joaquim & José

Ismael Lopes de Oliveira, 69 anos, escreve, compõe e canta desde a adolescência. Em 1969, aos 17 anos, ganhou seu primeiro prêmio como compositor num Festival de Música Popular Brasileira no município de Nova Iguaçu-RJ, com a música ‘Gente’, eleita ‘Melhor Música’ pelo júri popular.

Desde então, na luta pela sobrevivência, poucas vezes se apresentou em público; uma delas no Festival ‘Canções do Rio’, em 1995, organizado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, quando chegou à etapa final, realizada no Arpoador, em Ipanema, com a música ‘Rio de Fio a Pavio’, gravada posteriormente pelo grupo vocal Acorde e Cante.

Em abril de 2013, já aposentado e compondo febrilmente, voltou aos palcos da vida no Exposamba, um Festival realizado em São Paulo (Taubaté), onde apresentou duas músicas autorais: ‘Colinho Gostoso’ e ‘Sem Compromisso”.

Naquele mesmo ano venceu o XXXII Festival de Música Popular Brasileira de Cruzília-MG com a música ‘Conto de Fadas’, interpretada por sua filha Raquel Batalha. Neste mesmo ano classificou outras duas músicas para esse mesmo festival ‘Colinho Gostoso’, que ficou entre as finalistas e ‘Garganta Seca’.

Em 2014, voltou ao Festival de Cruzília onde conquistou a 3ª colocação com a música ‘Regras do Jogo’, também na interpretação de sua filha Raquel Batalha, que ganhou ainda o prêmio de Melhor Intérprete daquele ano.

De lá pra cá, foram inúmeras apresentações e algumas conquistas importantes como cantor e compositor. Em fevereiro de 2015, Ismael ficou entre os três finalistas do concurso ‘MEU SAMBA BAND NEWS’, com a Música ‘Rio, 450 anos”. Em abril conquistou o 1° lugar no Festival ‘Talentos da Música’, em São João de Meriti-RJ, com a música ‘Um dos Dois tá pelo Avesso’ e em julho, com a mesma música, ficou em 4º Lugar no 3º Festival de MPB de Itapemirim, no Espírito Santo. Ismael participou de festivais ainda nas cidades de Taubaté, Limeira e São José do Rio Preto, em São Paulo, em Itanhandu, Minas Gerais e em Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

Como intérprete, integrou o grupo ‘Forró Bom Demais’, e participou de eventos musicais coletivos como Tributo a Chico Buarque de Holanda e Tributo a Roberto Carlos, ambos no Teatro Marlice Cunha, em Queimados-RJ.

Conforme texto enviado pelo Participante

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022