• Prefeitura Municipal de São Simão

Iris Ubaid

Segue abaixo texto enviado pela Iris Ubaid, finalista no FESICA 2022 em que conta sua historia, como começou na música e também a historia da composição que traz para o 27º FESICA: Um Faz de Conta


Iris Ubaid

BIOGRAFIA

Iris Ubaid nasceu em março de 1996, em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e há cinco anos mora no interior paulista, na cidade de São Simão, onde o FESICA será realizado.


Desde pequena deu seus primeiros passos na dança e teve muito contato com a arte através de seu pai, que também é músico.

Aos onze anos já criava suas primeiras composições, falando sobre si mesma e sobre o mundo que acreditava.

Aos treze anos iniciou aulas de violão e guitarra, aos dezessete começou a ter aulas de canto, e sua primeira apresentação como cantora foi em 2014, numa festa de amigos, e desde lá começou a se apresentar mais ao ponto de cantar em bares da cidade junto de seu pai. Fizeram shows juntos durante três anos, até que passou a se dedicar no seu desenvolvimento como performer, unindo música e dança em suas apresentações, e a estudar para iniciar uma carreira autoral. Iniciou estudos de produção musical para desenvolver a produção de suas próprias músicas e investiu em conteúdos artísticos nas redes sociais para criar sua audiência. Iris se preparou para que o ano de 2022 fosse justamente o ano de sua estreia, lançando sua primeira música.


 

HISTÓRIA DA COMPOSIÇÃO SELECIONADA

A música selecionada foi composta especialmente para o festival, aproveitei pra criar algo fresco, e assim nasceu "Um Faz de Conta". A música nasceu de um sentimento muito particular e relevante pra mim. "Um Faz de Conta" fala sobre um mundo faz de conta que eu mesma gosto de acreditar, e sentir à minha volta. Como se eu não me contentasse apenas com o que via ao meu redor, eu fixo minha atenção e brinco com os detalhes que me rondam, tudo por conta de uma sensação inquietante de que algo muito bonito se esconde por trás de um fio sutil da realidade. Um mundo lúdico? Talvez. Mas com certeza uma oportunidade de olhar a vida de um jeito mais interessante, completo, divertido e fantástico. Quem a ouvir pode ter a chance de se transportar para tal realidade divertida, ou ao menos ganhar um novo olhar sobre a vida. EXPERIÊNCIA EM OUTROS FESTIVAIS Já participei de outros concursos artísticos, mas como artista ainda emergente, o FESICA constitui minha estreia em festivais. EXPECTATIVA QUANTO AO FESICA Eu já moro há cincos anos na cidade, é onde minha avó paterna nasceu e mora até hoje, e meu pai teve a infância e adolescência feitas aqui, então eu já conhecia o FESICA através do que ele me contava, e achava fascinante. Há alguns anos atrás eu já estava alerta de que preparativos estavam sendo feitos para resgatar o festival depois de tanto tempo. E durante esses últimos anos foi justamente quando eu me dediquei à minha carreira autoral e me preparei para me lançar profissionalmente em 2022, e no começo desse ano, quando eu fiquei sabendo do FESICA, eu achei muito incrível como o meu momento se combinou com o do festival, já podendo contar com uma oportunidade como essa, na minha cidade, de um festival com tanta história sendo resgatado, é muito significativo.


O Festival está sendo um grande impulsionador pra mim e pra minha carreira, e eu quero muito poder honrar isso com a minha participação, e contribuir para que seja memorável.


Conforme texto enviado pelo Participante

 

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bilora