• Prefeitura Municipal de São Simão

FESICA 2022 - Muita Emoção tomou conta de São Simão no último final de semana!

Atualizado: 21 de jul.

Encontros, reencontros, comemorações e muita energia boa! Esse é um resumo do que vimos na Praça da República no 27º FESICA.


Depois de 24 anos sem ser realizado, a Prefeitura Municipal de São Simão, sob o comando do Sr Prefeito Marcos Bonagamba e do Vice Prefeito Claudemir Dolmem, o Festival Simonense da Canção retornou aos palcos simoneneses. Com uma altíssima qualidade em todos os quesitos: organização, seleção de músicas, ambiente, segurança, qualidade de som, o evento trouxe um grande público para os 3 dias - e todos foram unânimes em ressaltar a excelência da organização conduzida pelo Sr. Eduardo Pretel, Coordenador de Cultura e Turismo de São Simão.


A Grande Vencedora

A música Dalva, composta por uma também simonense de coração, Priscilla Ribeiro e interpretada pelo Trio Maria Fumaça (formado por Priscila na viola, Alice Oliveira na harpa paraguaia e Sarah Alencar no violão) foi a grande vencedora do Festival.



Dennys e Raffael

A Final

Por falar em vencedora, o dia da Grande final, 09 de julho, foi marcado por muita música boa. O grupo Fizeram a Elza, com duas músicas selecionadas, veio com muita cor e alegria abrir as apresentações do dia. E a emoção foi tomando conta da plateia a cada música. E, como não poderia deixar de ser, a dupla Dennys e Raffael, com toda sua simpatia e carisma, veio com a música Um Errante Cancioneiro e deu um show à parte ovacionados pelo público.

A mãe do Raffael não conteve as lágrimas, e o público acompanhou na alegria.


Os premiados

Após a deliberação do juri (veja mais sobre eles aqui) foram anunciadas as vencedoras do 27º FESICA ainda na noite da final. O Sr, Eduardo Pretel chamou ao palco o Sr Prefeito Municipal Marcos Bonagamba e a esposa Michele, o Vice Prefeito Claudemir Dolmem e a esposa Adriana, Carla Moreto, Secretária da Educação, o sr Victor Murilo, Presidente da Câmara Municipal, e os vereadores ali presentes: Rita Bonagamba, Osmir Muniz e Julio Alberto de Oliveira para, juntos, saberemos quais as músicas vencedoras.


  1. Em primeiro lugar, como falado acima, tivemos a música Dalva, apresentada pelo Trio Maria Fumaça - de São Paulo.

  2. Em segundo lugar ficou a música Presa, composta por Ninne Monzanni, interpretada pelo grupo Fenícia, de Descalvado, formado por Ninne nos vocais, Tiago Pazotto no Baixo, Régis Berretta na Bateria, e Teuzinho Rocks na Guitarra.

  3. Em terceiro lugar, a vencedora foi a música Saga do Cerrado, de Joaquim & José – de Ribeirão Preto.

  4. A quarta classificada foi a música Imensurável, de Roberto Ázhis e Ronald Saar, que fizeram uma apresentação impecável na voz e no teclado – de Simão Pereira, MG

  5. Em quinto lugar tivemos a música Passarinhar, de Valéria Pissaro interpretada pelo talentoso Gui Silveiras, na voz e no violão – de Tatuí.

  6. E em sexto, ficou com a música Coletivo Mulher, de Carla Franco – de São Paulo.

  • Como melhor Intérprete quem levou o prêmio foi Ronald Saad, com a música Imensurável (também quarta colocada como melhor canção)

  • E como melhor arranjo, ficou a música Saga do Cerrado (terceira colocada como melhor canção)

 

O Festival

Animação e aquele friozinho gostoso na barriga já tomou conta da cidade logo na quarta-feira, quando se iniciou a montagem do palco. Com um telão nunca visto em um evento na cidade, palco com iluminação e piso de acrílico, banner instagramável com a programação do dia, o festival foi tomando forma e atraindo a curiosidade de quem passava pelo local. Na quinta feira, com a passagem de som, ai sim pudemos ver a dimensão do que teríamos pela frente nos próximos 3 dias. Um detalhe importante é que todas as informações sobre o evento estava disponível no site da prefeitura, incluindo um pequeno currículo dos artistas e músicos e também as letra das musicas, currículo dos jurados e mais algumas curiosidades sobre o 27º FESICA.



A Semifinal

Com mais de 110 músicas inscritas na primeira fase vindas dos quatro cantos do país todo: Santa Catarina, Salvador, Sergipe e Brasil afora, a semifinal ocorreu ao vivo, nos dias 07 e 08 de julho, trazendo 24 músicas de altíssima qualidade e diversidade que deixou surpresos até os nossos experientes jurados.



Homenagem Especial ao JUS

Produzido pela PRODUKA filmes, no início de todos os dias foi apresentado ao público um curta metragem que comoveu a todos do começo ao fim. Nele o Produtor simonense Marcelo Chim trouxe entrevistas e depoimentos de organizadores e participantes de antigos FESICAS e não precisamos dizer que esse resgate de nossa história emocionou a todos os presentes. Juro que vi lágrimas. Neuza Mahlow, Tom Zé, João Paulino, Hildo Machado Filho, Rubens José Ferreira (Budé), Alfredo Scarso, Walter Garcia, Neto Brown foram uns dos que trouxeram a história desse evento que mobilizava a cidade toda e se tornou referência para o Brasil todo como um movimento de expressão cultural. Sem contar com o grupo de jovens que nunca ‘viveu’ o FESICA mas que representam a esperança de um novo olhar para o festival.



Os dias do FESTIVAL

Como nas edições anteriores (exceto a comemorativa de 25 anos ocorrida em 1997, onde não houve competição), o FESICA teve 3 dias de apresentações: Na quinta (07/07) e na sexta-feira (08/07) tivemos a semifinal, com a apresentação de 12 músicas em cada dia. De cada dia desta fase seletiva saíram 6 músicas para a grande final, que aconteceu no sábado, dia 09 de julho, onde conhecemos os campeões.



E, para fechar os dias do Festival, tivemos mais música boa

Na quinta-feira tivemos a participação especial do Alfredo Scarso e do Franco Jr encerrando o dia com um show que relembrou suas muitas participações na história do FESICA.


Na sexta foi dia do André (da Benedita, como o conhecemos!). André também faz parte da história do FESICA e também veio para emocionar nossos corações, trazendo para participar junto com ele a parceira Maria Butcher.


E no sábado, tivemos a Banda Sambadubom que veio encerrar o Festival no mais alto astral e com um show que trouxe como repertório as músicas dos grandes festivais. Imagina se não emocionou? Todo mundo cantou junto!!



Acesse nossas redes sociais e veja mais fotos!

 

28º FESICA

E no último dia também, o Prefeito Marcos Bonagamba, acompanhado pelo Vice Prefeito Claudemir Dolmem, anunciaram a data para o próximo FESICA e que no próximo ano será realizada a Festa do Vinho, também em julho. Segurem o coração!!



 

E vem ai o FESICA 2023

Estamos esperando todos vocês: nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2023,

acontecerá na Praça da República em São Simão,

o 28º FESICA – a partir das 19h - Festival Simonense da Canção,

com entrada gratuita.


por Renata Robazza

Mohap Digital




Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022



117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo