• Prefeitura Municipal de São Simão

Caneteando - Thiago Peres

Segue abaixo texto enviado pelo participante Thiago Peres em que conta sua historia. Ele traz para o 27º FESICA a música Faça Acontecer

Joaquim & José

Caneteando

Fundado em 2018, o Caneteando que é formado por dois músicos: Thiago Peres (Padoca) e Thiago Grepi, ambos fazem parte do Samba da Opinião, da cidade de Ribeirão Preto-SP. Coletivo que tem como objetivo preservar e difundir o Samba, além de apresentar suas novas composições autorais.

Nossa geração é a responsável por estimular os novos sambistas. No cenário atual, os sambas cantados, em grande maioria, são antigos e, apesar da grande importância que possuem para nossa cultura, citando os baluartes, por exemplo, que fizeram história, é de extrema necessidade que novas composições sejam feitas para mantermos o samba vivo em nosso país.


Pensando nisso, o Caneteando vem para incentivar as novas “canetadas” do gênero, sendo autorais ou gravadas por nossos mestres, sempre trazendo novidades para o público. Assim, apresentamos um repertório diferenciado das rodas de samba tradicionais! E não deixaremos o samba morrer!




Meu nome é Thiago Peres Smargiassi, também conhecido como “Padoca”, nasci em São Paulo, mas moro em Ribeirão Preto desde os meus 5 anos. Sou cantor e compositor, atuante em grupos de Samba na cidade de Ribeirão Preto (Samba da Opinião, Caneteando e Pura Coletividade 016). Componho canções baseadas em minhas vivencias e fatos do cotidiano, fui influenciado por várias vertentes da música popular brasileira, mas o Samba é minha maior paixão. Minha primeira música foi escrita quando eu tinha apenas 13 anos, hoje conto mais de 70 músicas já registradas.

Desde 2017 sou integrante do coletivo “SAMBA DA OPINIÃO”, no qual tive minha composição “A Padoca” lançada na Iª Edição do Caderno do Samba, música essa, que me rendeu o apelido e me levou para disputar o Troféu Beth Carvalho, organizado pela Samba FM e o espaço Traço de União em São Paulo, em 2019 gravamos o clipe desse mesmo samba no Festival Forró da Lua Cheia, e esse ano já somos também presença confirmada na 30ª edição do Festival.


Em 2021 tive o prazer de receber Jorge André (integrante do Galocanto e que faz parte da banda do Dudu Nobre) para gravar “Hoje eu quero beber”, samba de minha autoria. Em Santos, tive uma parceria de samba enredo vencedor na escola Mocidade Independência, homenagem a Chico Anízio que devido a pandemia não foi para avenida, vamos esperar 2023.


Nesse ano de 2022 gravamos Brasão Verde e Rosa, parceria minha com Agrício Costa (nosso Produtor musical) e Bira Show da Mangueira (Filho do compositor Padeirinho e integrante da velha guarda da Mangueira), a musica é um samba exaltação em homenagem a escola que conseguiu em espaço dentro do canal oficial da estação Primeira.


Hoje conto com 6 músicas de minha autoria gravadas. Sou um dos fundadores do grupo CANETEANDO, de Ribeirão Preto , e atualmente interpreto composições próprias e de artistas consagrados.



A história da composição/obra que será apresentada no evento

Faça Acontecer foi um samba escrito após minha disputa no primeiro Troféu Beth Carvalho, organizado pela Samba FM na Capital paulista antes da pandemia, em 2019 no Traço de União. Eu estava muito feliz por ter chegado onde eu, sinceramente, nunca esperei chegar.


A música foi um jeito de passar ao público uma experiencia que tive. Gosto muito de colocar nos meus sambas as vivências do meu dia a dia, sejam positivas ou negativas.

Em Faça acontecer, começo o samba como uma oração, pedindo luz e que meus guias me ajudem a escrever um bom samba, tudo isso em primeira pessoa. Após, o samba entra em terceira pessoa, já que a todo momento que escrevi a música tenho a certeza de que eu não estava sozinho, mas sim recebendo a “luz” que havia pedido. Através dela são colocadas frases motivacionais que para aquele momento era perfeito pra tudo que acontecia na minha vida.


Como o próprio nome já diz “Faça acontecer”, expressa que somos nós os principais criadores de nossos destinos. Em um momento tão delicado para a população brasileira, é sempre bom ter algo que nos ajude a lembrar que ainda podemos e devemos ter esperanças de uma vida melhor e que nossos sonhos estão a um passo de se tornarem realidade, citando: “Basta acreditar, lutar pra conquistar, seu sonho vai virar realidade”.


E mais: o Faça Acontecer é, nesse momento, de extrema importância. Nas urnas, em outubro, espero que nosso povo também faça acontecer!



Sua experiência na participação de outros festivais

Esse é meu primeiro Festival, assim minha primeira experiência. Estou muito ansioso com o evento, e quero desfrutar toda a competição da melhor maneira possível.

Já fiz uma busca para entender melhor como funciona, pesquisei sobre os jurados, vi que teremos Zeppa Tudisco, José Candido e Franco Jr. todos com uma história muito legal na música, além de participantes que já tem uma boa rodagem nos festivais, como o Gui Silveiras, que tem caneta no samba “Greve Geral” (parceria com Denão e com nosso produtor Agrício Costa), esse som foi gravado pelo Samba da Opinião (coletivo no qual faço parte), enfim, espero aprender bastante com essa rapaziada e com esse festival, tomara que o primeiro de muitos!



Sua expectativa em participar do 27º FESICA

Acredito que o 27º FESICA será lindo, é sempre bom conhecer novas músicas, novos musicistas (competidores), costumo dizer que na música não existe concorrência, cada um canta sua verdade, e a gente sempre aprende com cada um que está lá.

Prefiro ver o festival como uma festa, quanto a competição, o que tiver que acontecer, acontecerá.


Mas claro, estou indo para buscar meu espaço entre tantos brasas que estarão no festival, e seguir sempre aprendendo para me sentir cada vez mais preparado.


Conforme texto enviado pelo Participante

 

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bilora