• Prefeitura Municipal de São Simão

Bilora

Atualizado: 5 de jul.

Segue abaixo texto enviado pelos participantes Valmir Ribeiro de Carvalho, o Bilora, em que conta sua historia. Eles trazem para o 27º FESICA a música Contramão


Valmir Ribeiro de Carvalho

Valmir Ribeiro de Carvalho, Bilora, nasceu em Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, MG, divisa com o sul da Bahia e com o Vale do Jequitinhonha. Viveu na região em contato com a cultura popular: folias, batuques, cantigas de roda, contradanças, festas juninas, cordéis, etc. Reside em Contagem, MG, desde 2001.


Formado em Letras, atuou por 10 anos como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e por 3 anos como instrutor de Oficina de Música no interior de Minas. Atua na música desde 1990. A convivência com a Cultura Popular na região natal (Vale do Mucuri) resultou no gosto pela Viola Caipira e o Tambor de Folia. Em 2005 ministrou oficina de Construção de Tambor no Festival de Inverno de Itabira, MG e em 2012 em Ubá, MG, no Projeto Arte e Cidadania no Quilombo. Também ministra oficina de Viola Caipira. É um dos compositores mais premiados em festivais da canção pelo Brasil, em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás. Citando alguns: *premiado no Canta Minas- 95 com três premios (Organizado pela Rede Globo Minas); Vencedor das duas edições do festival “Canto das Águas” de Três Marias, MG em 2008 e 2010; vencedor da FAMPOP, Avaré, SP, em 2005. Cerca de 140 prêmios no total. O prêmio mais notável foi o 3º lugar com a música "Tempo das Águas" no Festival da Música Brasileira de 2000, organizado pela Rede Globo. Em 2014 foi o vencedor do Festival de MPB de Ilha Solteira, SP. No ano de 2005 foi um dos selecionados no Festival de Música da TV Cultura, com a música "Sertão Urbano". Em 2011 foi um dos selecionados no Projeto Música Minas Intercâmbio Internacional para show em Buenos Aires, Argentina. Gravou 4 cds: De Viola e Coração, Tempo das Águas, Nas Entrelinhas e o mais recente “Balanciô” com composições voltadas para sua região natal e com participações da comunidade de onde nasceu, do seu filho Djavan Carvalho (Djah) e de índios Maxakali. Este cd recebeu o “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013”, como Melhor CD de viola do ano. Tem músicas gravadas por variados músicos, grupos, corais e orquestras do país. Tem músicas incluídas em dezenas de cds coletivos. É um dos 6 violeiros do projeto VivaViola - Sessenta Cordas em Movimento, de muito sucesso de público e crítica em Minas em 2008/09 e 2010 Integrou o projeto “Causos e Violas das Gerais” do SESC/MG, que percorreu o interior do estado de Minas com shows, desde 2003. Bilora é um compositor que preza pelo valor poético de suas letras juntando-as ao universo da cultura popular e da viola caipira.


Conforme texto enviado pelo Participante

 

Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2022, acontecerá na Praça da República em São Simão, o 27º FESICA – Festival Simonense da Canção, com entrada gratuita.

por Renata Robazza Mohap Digital Saiba mais acessando a página do Festival: www.saosimao.sp.gov.br/fesica-2022






17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo