Meio Ambiente e Agricultura

Ao Departamento de Meio Ambiente cabe prestar assessoria ao prefeito na organização municipal, no planejamento e no desenvolvimento, cuidando para que a produtividade, a tecnologia e o desenvolvimento econômico sejam necessariamente compatíveis e interdependentes com o meio ambiente saudável. 

Além de assessorar em assuntos ligados ao planejamento, ao desenvolvimento e a melhoria da produtividade agrícola no município; definir e propor a Política Ambiental e Agrícola do município, suas diretrizes e instrumentos. E, ainda, manifestar-se, obrigatoriamente, nos projetos e programas relativos ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e urbanístico específicos de cada uma das diretrizes municipais antes da apreciação do prefeito.  

Também é de responsabilidade do departamento formular, dirigir e fornecer as atividades relativas a racional utilização do solo urbano e rural e a preservação ambiental; estimular e participar de promoções que tenham por objetivo a preservação dos recursos naturais e a melhoria das atividades agrícolas no município; formular e desenvolver a política ambiental e agrícola do município, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, mediante a preservação e recuperação dos recursos naturais, considerando o meio ambiente como patrimônio público e a agricultura como atividade econômica essencial ao desenvolvimento municipal. 

E, ainda, promover e fomentar atividades educacionais ligadas ao Meio Ambiente e a Agricultura; analisar o desenvolvimento de atividades urbanas e rurais e avaliar o seu impacto no meio ambiente; estimular e apoiar as iniciativas de instituições particulares que visem a preservação dos recursos naturais; e criar e coordenar um sistema de informações geoambientais e agrícolas do município.

  • Rua Rodolfo Miranda, 167, Centro.
  • 16 3984-9070
  • Horário de atendimento: Segunda-feira a sexta-feira das 8h às 12h; das 13h30 às 17h​

 

Coordenador

Marcos Gonçalves de Oliveira 

O atual gestor cursa superior em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica Worksheet e Faculdade EDUCAE e possui formação de auxiliar técnico de Meio Ambiente pelo Etec Professor Francisco dos Santos. Também cursou técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comercio; técnico Jurídico pela Etec Professor Francisco dos Santos; técnico em Segurança do Trabalho, técnico em Informática e técnico em Administração em ênfase em Vendas pela Escola Politécnica Worksheet. Já tinha exercido o cargo entre 2009 a 2012.

Documentos download

Conteúdo da aba

Notícias

Produtores rurais se formam em São Simão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) concluiu o processo de capacitação de 16 produtores rurais de São Simão que já estão atuando na Feira do Produtor Rural criada em parceria com a Prefeitura Municipal. Um cerimonial realizado no espaço de eventos do Restaurante Flamboyant, no

Feira do Produtor Rural de São Simão

A Feira do Produtor Rural, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Simão, passou a ter duas edições semanais em São Simão. Além das sextas-feiras, das 16h às 20h, na Rodoviária São Simão, também acontece aos sábados,

Saúde masculina é destaque em novembro

A Prefeitura Municipal de São Simão, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento de Saúde e Associação Educacional dos Jovens de São Simão, realizou na noite do dia 13 de novembro a palestra “Saúde do Homem”, com destaque para