120ª Junta de Serviço Militar
São Simão - SP

  • Rua 20 de Agosto, nº 290 - Centro - São Simão/SP
  • CEP 14200-000
  • (16) 3984-9121
  • 7:00 ás 13:00 horas

A Serviço do Cidadão

  • Alistamento Militar obrigatório;
  • 2ª via CDI, CI, CDSA, Reservista de 1ª e 2ª Categoria;
  • Emissão de Atestado de Desobrigação (acima 46 anos);
  • Emissão Certidão de Tempo de Serviço Militar;
  • EXAR;
  • Outros

O Alistamento Militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino, e deverá ser realizado nos primeiros seis meses (de 02 Janeiro à 30 Junho), do ano em que o brasileiro completar 18 (dezoito) anos de idade. O Alistamento Militar é realizado na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência ou online

Dúvidas Frequentes

Juramentos

Relatório de Juramentos

2014

2015

2016

2017

Fotos

Solenidade Juramento à Bandeira

2014

2015

2016

2017

TRIBUNAIS DE JUSTIÇA MILITAR Emissão de Certidão Negativa online

As Juntas do Serviço Militar (JSM) são responsáveis pelo Alistamento Militar unificado para o Exercito, Marinha e Aeronáutica e demais serviços pertinentes a Lei do Serviço Militar.

A 120ª JSM está subordinada tecnicamente à 12ª Delegacia do Serviço Militar, 5ªCSM de Ribeirão Preto/SP, 2ª região Militar.

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 143, estabelece que o Serviço Militar seja obrigatório nos termos da Lei. Como principal instrumento legal, a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4375, de 17 de agosto de 1964) e seu Regulamento fixam as normas, os procedimentos, os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros.

CONVOCAÇÃO URGENTE

A 120ª Junta de Serviço Militar de São Simão/SP, CONVOCA todos os cidadão nascidos em 2000 e anos anteriores que estão em situação irregular, para ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO.

Mulheres nas Forças Armadas
COLÉGIOS MILITARES NO BRASIL
São 13 Colégios Militares para crianças Ensino Fundamental e Ensino Médio Ingresso por meio de concurso

COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA (MG)  https://www.cmjf.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE BELEM(CMBel)  http://www.cmbel.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE (CMBH)  https://www.cmbh.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE BRASILIA (CMB)  http://www.cmb.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE (CMCG) http://www.cmcg.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA (CMC)  http://www.cmc.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA (CMF) http://www.cmf.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DE MANAUS (CMM) http://www.cmm.eb.mil.br/

COLEGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE (CMPA) http://www.cmpa.eb.mil.br/

COLEGIO  MILITAR DE RECIFE (CMR) http://www.cmr.eb.mil.br/

COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (CMRJ) http://www.cmrj.eb.mil.br/

COLEGIO MILITAR DE SALVADOR (CMS) http://www.esfcex.eb.mil.br/

COLEGIO MILITAR DE SANTA MARIA http://www.cmsm.eb.mil.br/

REVISTAS MILITARES

Dúvidas Frequentes

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas e compreende a mobilização de parcela da população para todos os encargos relacionados com a Defesa Nacional.

No ano que completar 18 anos. O prazo para a realização do alistamento tem início no primeiro dia útil do mês de janeiro e termina no último dia útil do mês de Junho, do ano em que o jovem completar 18 anos de idade. Isto também vale para os cidadãos brasileiros que residem no exterior

A estrutura do Serviço Militar está baseada numa ampla legislação. A Constituição Federal de 1988, em seu art. 143, estabelece que o Serviço Militar seja obrigatório nos termos da Lei. Como principal instrumento legal, a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4375, de 17 de agosto de 1964) e seu Regulamento fixam as normas, os procedimentos, os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros.

Você estará em débito com o Serviço Militar e isto pode trazer-lhe consequências desagradáveis, pois não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, registra carteira de trabalho, entre outras dificuldades..

Na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência ou Online pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/ (para alistamento online o cidadão deverá fazer cadastro no Brasil Cidadão em https://portal.brasilcidadao.gov.br/servicos-cidadao/acesso/#/primeiro-acesso) Os brasileiros que residem no exterior devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

Certidão de Nascimento, RG, CPF, comprovante de residência, Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção);

Não, a lei obriga que o cidadão se aliste na Junta Militar mais próxima de sua residência, e constitui-se crime passar informações que não são verdadeiras. Se deseja servir, o cidadão deverá prestar Concurso Público para ingresso em carreira militar.

Não. O alistamento militar é feito, exclusivamente, na cidade em que o cidadão reside. Caso resida fora de São Simão/SP, deverá alistar-se na cidade onde mora.

Após ter-se alistado, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Se alistado online, deverá imprimir o CAM e entrar em contato com a Junta Militar de São Simão, para informar-se quanto ao próximo passo. Se Alistado presencial , receberá o CAM, com agendamentos para próximos passos.

Você estará em débito com o Serviço Militar. Deverá procurar a Junta de Serviço Militar do município de residência para regularizar a sua situação.

Somente uma, geralmente de Julho á Setembro (podendo sofrer alterações de período previsto).

Não, o requisito para retirada do CDI é que o cidadão honre com seu compromisso de Juramento a Bandeira. Em caso de falta, o cidadão realizará o compromisso na próxima data disponível

O jovem alistando tem o direito do abono das faltas em virtude do comparecimento a Junta de Serviço Militar. Para tanto, ele deverá solicitar ao responsável da Seção de Serviço Militar, uma declaração/atestado de comparecimento. 

Sim. Conforme preceito constitucional, todos os brasileiros do sexo masculino têm a obrigação para com o serviço militar até os 45 (quarenta e cinco) anos de idade. Desta forma, após o pagamento da multa prevista na Lei do Serviço Militar, será efetivada a regularização de sua situação militar.

Sim. Mesmo os cidadãos notoriamente incapazes para a prestação do serviço militar devem alistar-se. No caso de a deficiência impedir que o cidadão desloque-se até o local de alistamento, a Junta de Serviço Militar providenciará a ida de um funcionário até a residência do mesmo, mediante solicitação da família. O cidadão poderá consultar documentos necessários em https://www.alistamento.eb.mil.br/help/saude.action

Acesse a pagina https://www.alistamento.eb.mil.br/help/ideologia.action e Compareça a Junta Militar, munido da documentação expressa.

O cidadão que está cursando qualquer uma dessas faculdades, no ato do alistamento militar poderá, caso deseje, solicitar o adiamento de incorporação até o término do curso. Atualmente, a legislação prevê que todos os formandos desses cursos, mesmo que tenham sido dispensados do Serviço Militar, deverão apresentar-se, em caráter obrigatório, a um órgão do Serviço Militar para concorrer à Seleção Especial para a prestação do Serviço Militar.

Sim. Todo reservista terá que se apresentar, anualmente, durante 5 (cinco) anos, pela INTERNET (forma mais cômoda), na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado ou, na impossibilidade, em qualquer OM próxima de onde reside. Caso deixe de comparecer ao Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), estará sujeito ao pagamento de multa e sua Situação Militar estará irregular

O EXAR é realizado anualmente, no período de 09 a 16 de dezembro (pessoalmente) ou de 01 de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte acessando o EXARNET, e tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva. Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR. Caso o reservista não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma perderá ser feita em qualquer época do ano. Nesses casos será cobrada uma multa. Se o cidadão estiver em trânsito ou mudar de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.

Para estar com a situação militar regularizada, o cidadão deverá ter se alistado dentro do prazo no ano em que completou 18 (dezoito) anos de idade e estar de posse do Certificado de Alistamento Militar (CAM) com as anotações em dia (carimbos no verso). Caso tenha sido dispensado, deverá possuir o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou o Certificado de Isenção (CI). E se tiver prestado o Serviço Militar, o cidadão terá de possuir o Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª Categoria. Persistindo dúvidas, procure a Junta de Serviço Militar do município de residência.

Nas Juntas de Serviço Militar, em todo território Nacional

O Serviço Militar é obrigatório apenas para os homens. As mulheres ficam isentas em tempo de paz. Mas existem diversas maneiras da mulher ingressar nas Forças Armadas. Maiores informações podem ser obtidas acessando os links das Forças Armadas por intermédio da página do  http://www.concursosmilitares.com.br/concursos-mulheres/

Procure a Junta de Serviço Militar(JSM) mais próxima de sua residência para fazer o pedido. Caso resida no exterior, procure um Consulado ou Embaixada Brasileira

O cidadão alistado em São Simão/SP e que passe a residir no exterior deverá dirigir-se à Embaixada do Consulado-Geral do Brasil mais próxima de onde estiver residindo.

Pode ser feito online através pelo link https://www.stm.jus.br/servicos-stm/certidao-negativa

Pode ser feito online através pelo link http://www.tjmsp.jus.br/certidao/

Sim, existem 13 Colégios Militares no Brasil, com início nos estudos á partir do 6º ano do Ensino Fundamenta. O ingresso para a população em geral, são feitos por intermédio de concursos, divulgados pelos colégios, através de editais de abertura de concursos. Link para acesso aos colégios: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/colegios-militares/-/asset_publisher/8E9mFznTlAQW/content/conheca-os-12-colegios-militar-1?inheritRedirect=false

Deverá comparecer á Junta de Serviço Militar quanto antes e solicitar CERTIDÃO DE TEMPO DE SERVIÇO MILITAR.