Departamento de Meio Ambiente promove ações de compostagem e arborização no município.

Projeto Piloto de Compostagem, já é realidade!

O projeto de compostagem é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Simão através do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura e a ETEC Professor Francisco dos Santos a “Escola Agricola”, o projeto é desenvolvido pelos alunos do curso técnico em agropecuária.

O processo começa com o envio de material de manutenção da arborização, onde os galhos são triturados por equipamento da  prefeitura e enviado para a Escola, lá acontece o processo de compostagem, onde são incorporados outros insumos como: esterco, bovino, suíno, câmara de frango e podendo também dependendo do composto que se pretende criar, são adicionadas sobras de cascas e folhas de frutas, verduras, legumes entre outros.

O projeto visa várias ações, como: reaproveitamento do material para hortas, preparo de solo para plantio de árvores, jardinagem entre outros e o material produzido é divido entre colégio e município.

O trabalho também de exemplo para a população, uma forma de incentivo para que se tenha a oportunidade de fazer esse processo em propriedades rurais, residências, escolas e empresas. O projeto pode ser visitado, para isso basta solicitar junto a um dos dois parceiros do projeto com prévia antecedência.

Troca sustentável, mudas a custo zero.

Pensando em otimizar os recursos, o Departamento de Meio Ambiente em parceria com o Horto de Itirapina que doou sementes de varias espécies e o Viveiro de Mudas de Luiz Antônio que realizou a troca destas sementes por mudas que serão utilizadas em arborização e recuperação de nascentes urbanas, entre outras recuperações.

Com essa ação o Departamento de Meio Ambiente  terá mudas a custo zero nesse primeiro momento afirma Marcos Sapulha (Coordenador de Meio Ambiente de São Simão)