Complexo Igreja Matriz de São Simão Apóstolo

Praça da Matriz, s/n° – Centro

Construída no final do século XIX, quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, está situada sobre uma pedreira. A construção terminou em 1891 e foi inaugurada no ano seguinte.
Ao contrário do que coloquialmente é dito na cidade, a igreja da foto acima não foi construída com mão de obra escrava já que quando da contratação da empreiteira, a escravidão já havia acabado sendo que o movimento republicano na cidade era extremamente forte e não permitiria a infringência da lei áurea, lei esta que apesar de ter sido feita durante o império também era bandeira dos republicanos. Tal templo substituiu um antigo que ruiu e que ficava próximo a atual Câmara Municipal.
O prédio sofreu apenas uma alteração, alteração esta que aumentou o tamanho de sua torre no ano de 1.954. Quanto aos sinos originais, havia dois sendo que o maior apresentou uma rachadura e por isso foi feito uma substituição em 1963 por três novos sinos.​
Em 1.999 foi levada a efeito uma reforma que abrangeu a pintura do prédio, troca de todo o piso e algumas restaurações de obras sacras.

No seu entorno:

• Dragão De Pedra

Está localizado em área externa no mesmo quadrilátero da Igreja Matriz.

A descrição consta que o Dragão foi construído sobre uma pedra que já existia. A lenda diz que ele protege todo o complexo da Igreja Matriz.

• Gruta da Imaculada Conceição

Localizada em área externa no mesmo quadrilátero da Igreja Matriz.

Foi construída nos anos 60 para marcar a passagem dos missionários e está aberta constantemente ao público.

• Portal do Caminho da Fé

Localizada em área externa no mesmo quadrilátero da Igreja Matriz.

Monumento criado em homenagem a Rota Turística que passa pelo município em direção a Tambaú (Padre Donizeti) e a Aparecida (Nossa Senhora Aparecida).

• Painel em Azulejos – Fundação da cidade

Monumento em homenagem ao fundador da cidade o Bandeirante Simão da Silva Teixeira.

?