São Simão recebe Pré-certificação Programa Município Verde Azul

Evolução foi de 54%.

São Simão recebe pré-certificação do Programa Município Verde Azul na 2ª etapa realizada em Rio Claro (22/9).

Com uma evolução de 54,25%, São Simão ocupa a 86ª com 53,57 pontos.

O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A primeira ocorreu no dia 8 de junho deste ano, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa, que foi realizado no Cemforpe, e a terceira etapa está marcada para acontecer em dezembro deste ano.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, além de representantes de vários municípios paulistas. O Prefeito Marcos Bonagamba, o Coordenador de Meio Ambiente Marcos Gonçalves de Oliveira e o Educador Ambiental Adriano Antônio (Didi), estiveram presentes ao evento e receberam o pré-certificado.

Este ano, serão destinados cerca de R$ 15 milhões ao programa. Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: Município sustentável, Estrutura e educação ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das águas, Qualidade do ar, Uso do solo, Arborização urbana, Esgoto tratado e Resíduos sólidos. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa.

Marcos Sapulha explica que “não será fácil conseguir a certificação na 3ª e última etapa, principalmente pelo fator de ainda não termos o tratamento de esgoto, mas a evolução de São Simão foi um grande passo e estamos no caminho certo, trabalhando na implantação de novas políticas para a proteção dos nossos recursos naturais e da qualidade vida”.